SlideShow

2

O Importante Papel da Suplementação Protéica no Ganho de Massa Muscular

A prática sistemática do treinamento com pesos estimula o aumento da massa muscular corpórea, sendo dependente da ingestão adequada de alguns nutrientes para ganhos optimizados. Vale observar entre estes nutrientes a ingestão equilibrada das proteínas como fator indutor da construção de tecidos, neste caso o anabolismo muscular. Praticantes de atividades físicas, particularmente os musculadores, buscam na proteína a chance de incrementar seus ganhos de volume muscular e força, refletindo em uma melhora em sua performance esportiva.  A proteína também tem papel importante no aumento da massa óssea, prevenindo osteoporose e evitando a perda fisiológica do tecido ósseo e a sarcopenia no envelhecimento, portanto promove o envelhecimento saudável da população, sendo indicada também o uso da suplementação equilibrada de proteinas. Segundo estudos em nutrição, recomenda-se a ingesta deste macro nutriente em 1,5 ou 2,0 gramas por cada quilo corporal por dia, para estas necessidades especiais atléticas, distribuídas em varias refeições. Se citarmos alimentos comuns em uma refeição equilibrada como 1 ovo ou 1 copo de leite, podemos encontrar cerca de 7 gramas de proteínas ou mesmo na carne onde em 100 gramas se consegue 20 gramas em proteínas. Assim sendo, fica claro que um praticante de musculação ou outra modalidade de exercício físico não encontra em sua dieta a quantidade ideal de proteínas para favorecer o ganho de massa muscular e melhora de performance, seria necessário consumir uma grande quantidade de alimentos sólidos para atingir tal valor, o que causaria desconforto digestivo além de dificuldade de transporte e preparo, devido as atividades da vida diária. Por este motivo a tecnologia em nutrição esportiva desenvolveu os chamados suplementos protéicos, produzidos a partir de fontes alimentares naturais respeitando normas e padrões exigidos por órgãos regulamentadores de nosso país.
O suplemento hiperproteico oferece praticidade para o consumo, atendendo as necessidades dos esportistas com eficiência e segurança, sendo hoje aliado fundamental na dieta destes atletas. Em momento algum estes suplementos devem substituir as principais refeições do dia, como o nome mesmo diz, sua utilização é como um coadjuvante para atingir objetivos de desenvolvimento da massa muscular e aumento de performance. Lembrando sempre que para uma boa adequação alimentar e correta indicação de suplementação, um profissional da nutrição deve ser consultado.


Arduos treinos, sempre focado na dieta...

2 comentários:

Unknown

Cada vez que leio um artigo seu, adquiro mais conhecimento. Sabias palavras sempre. Parabens sempre e obrigado por dividir essas informações conosco.

Unknown

Boas Carlos,gostava de falar de uns assuntos contigo.Assim que puderes manda email.
Abraço...

lmmf_112@hotmail.com

Cumprimentos:Ludovico Fernandes

Postar um comentário